domingo, 20 de abril de 2025

Transparência ou Exposição? O Desafio da Comunicação na Segurança Pública



Transparência ou Exposição? O Desafio da Comunicação na Segurança Pública

Quando agentes da segurança pública se tornam alvos de investigação ou são responsabilizados por condutas inadequadas, é natural que a sociedade exija respostas. A transparência nesse processo é fundamental — mas ela deve ser conduzida com equilíbrio, responsabilidade e respeito às garantias legais.

A apuração de irregularidades deve ocorrer com rigor, respeitando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. A responsabilização, quando comprovada, é necessária para manter a credibilidade das instituições.

Por outro lado, é importante refletir sobre os limites da exposição pública. Divulgações precipitadas, com excesso de detalhes podem impactar negativamente a imagem institucional e gerar julgamento antecipado, mesmo antes da conclusão das investigações.

Ser transparente não significa transformar casos delicados em espetáculo. A comunicação pode — e deve — ser feita com seriedade, dando à sociedade as informações que ela tem direito de saber, mas sem comprometer a integridade das instituições nem o respeito aos profissionais que nela atuam corretamente.

A atuação de poucos não pode ser usada para generalizar ou desqualificar o trabalho da maioria. A grande parte dos profissionais da segurança pública cumpre sua missão com dedicação, legalidade e comprometimento.

Informar é necessário. Expor sem critério, não. O desafio é manter a sociedade bem informada, sem abrir mão da justiça, da legalidade e do respeito mútuo.



Eterna Gratidão à ASPRA

Eterna Gratidão à ASPRA Ao longo de seus 58 anos de história, a ASPRA marcou profundamente a vida de inúmeros profissionais da segurança ...