sábado, 5 de abril de 2025

Projeto social idealizado por policial militar no interior do Leste de Minas recebe premiação estadual

 

Projeto social idealizado por policial militar no interior do Leste de Minas recebe premiação estadual

FOTO: Igor França/ DRD

AIMORÉS – A Sargento Cláudia Helena Vieira, da 15ª Companhia de Polícia Militar Independente, recebeu o prêmio “Empreendedorismo Feminino nas Forças de Segurança Pública”, promovido pela AOPMBM (Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais). A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (27), em Belo Horizonte, e reconheceu o impacto social do projeto “Mulheres de Bem com a Vida”, idealizado pela militar e desenvolvido no distrito de Conceição do Capim, em Aimorés.

O projeto, que existe há nove meses, tem mudado a realidade das mulheres da comunidade, oferecendo atividades físicas, informação sobre saúde e bem-estar, além de incentivar o empreendedorismo. Atualmente, a iniciativa conta com 65 associadas.

Inspiração e impacto na comunidade

O projeto, desenvolvido no distrito de Conceição do Capim, em Aimorés, foi escolhido entre 70 iniciativas de todo o país. A proposta surgiu da percepção da militar sobre a realidade das mulheres da comunidade. 

“Então, há dois anos eu vim morar no distrito de Conceição do Capim. E assim, eu tô muito emocionada, sabe por quê? Porque nós somos vistos lá no extremo Leste de Minas. É um distrito com pouco mais de 2.500 habitantes, inserido num município de pouco mais de 25 mil habitantes. E eu cheguei lá há dois anos e durante um ano eu fiquei ali observando que as mulheres estavam ociosas, com sobrepeso, muita gravidez na adolescência, casamentos muitos jovens”.

FOTO: Arquivo Pessoal

Com esse cenário, surgiu a ideia de criar uma associação voltada para o bem-estar feminino. O pontapé inicial foi um simples convite para jogar vôlei. 

“Eu tive essa ideia de criar uma associação de mulheres para trazer lazer, para trazer cultura, pras mulheres no distrito, e aí a gente começou com um bate-bola, né? Fomos jogar vôlei. Com três contatos que eu tinha, que eu mandei, e uma foi replicando pra outra. No começo tinha pouca gente, não dava nem para o time. Mas aí uma delas comprou a ideia, e ela saiu convidando pela rua e assim começaram aparecer várias mulheres, naquele dia ali tudo começou




https://drd.com.br/projeto-social-idealizado-por-policial-militar-no-interior-do-leste-de-minas-recebe-premiacao-estadual/

"Cachorro sem dente"