quinta-feira, 24 de abril de 2025

Furto de motocicletas no curso de formação da GCM de Nova Lima gera preocupação entre discentes

 


Furto de motocicletas no curso de formação da GCM de Nova Lima gera preocupação entre discentes


No dia 23 de abril de 2025, dois discentes do curso de formação da Guarda Civil Municipal de Nova Lima tiveram suas motocicletas e capacetes furtados no estacionamento do prédio onde ocorre o curso técnico de capacitação. Trata-se o edifício de propriedade da Prefeitura de Nova Lima, localizado no bairro Vila da Serra, onde existia a antiga Faculdade Izabela Hendrix.


As ocorrências foram registradas e tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil estiveram no local. Segundo os alunos, no dia posterior aos fatos a orientação recebida foi para que todos retirassem os veículos do estacionamento interno e passassem a deixá-los na rua, em frente ao imóvel, gerando indignação e sensação de impotência nos  profissionais que futuramente serão provedores de segurança pública. 


Desde então, os próprios discentes têm se revezado para vigiar os veículos, como forma de prevenir novos furtos. Ainda, de acordo com relatos, até o momento não houve presença oficial da Prefeitura ou da GCM no local para tratar do ocorrido.


Em busca de esclarecimentos e de um posicionamento oficial, o blog da Renata Pimenta entrou em contato com a GCM de Nova Lima por e-mail e aguarda retorno.


A situação tem gerado desconforto entre os alunos, especialmente diante do fato de que durante o curso não há pagamento de salário mas sim uma ajuda de custo e, em alguns casos, os veículos são essenciais não só para realizar o deslocamento para o curso mas também para complementar a renda.



RESPOSTA




Boa tarde, Renata!


A Prefeitura de Nova Lima informa que o curso é uma etapa do concurso para provimento do cargo efetivo de Guarda Civil Municipal. A instituição responsável pelo concurso é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa - IBGP. Houve cessão de espaço no imóvel onde, antigamente, era o Instituto Isabela Hendrix para que fossem ministradas aulas do Curso de Formação. No entanto, não houve cessão de espaço para servir como estacionamento de veículos de qualquer natureza dos discentes do Curso. 



É importante ainda esclarecer que não há obrigação do Município em fornecer espaço para os discentes estacionarem ou assumir qualquer responsabilidade pela guarda de veículos. A Gestão Municipal informa ainda que fornece vale-transporte para os discentes.




Sendo assim, se o discente escolher ir para o curso com o próprio veículo, cabe a ele como a qualquer outro cidadão, a responsabilidade pela escolha do local onde o estacionará. 


Quanto ao furto dos veículos e capacetes, a investigação dos fatos está a cargo da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, que é a instituição que tem a função constitucional de Polícia judiciária no âmbito estadual. 




Atenciosamente;



Mostrar texto das mensagens anteriores

--



       

Imprensa e Conteúdo

Secretaria Municipal de Comunicação - SEMCO

Praça Bernardino de Lima, 80 - Centro / Nova Lima, MG

Telefone: (31) 98006-2841

Site: novalima.mg.gov.br

Exigência informal de envio de fotos e produtividade via WhatsApp gera questionamentos entre militares

Exigência informal de envio de fotos e produtividade via WhatsApp gera questionamentos entre militares Militares que atuam na "Opera...