Mas, a fala de Lewandowski não está muito fora do contexto, porque o código penal e outros quase que diariamente há alterações nas leis, apesar das leis escritas, as jurisprudências, ou seja, os entendimentos dos juízes é que regem as condutas.
Nas reciclagens os instrutores se baseiam no que aprenderam anos atrás, quando fizeram o curso, não há Interesse em uma atualização semestral das leis ou jurisprudências e com a baixa remuneração e o descaso com a profissão fica inviavel o policial investir em si mesmo comprando livros ou acompanhando jurisprudências.
As aulas não tem didática, colocam o policial para fazer a reciclagem durante uma semana de 8h00 às 18h00 e concorrendo caso houver alguma ocorrência de destaque será utilizado com prejuízo ao ensino.
No último dia de aula, após a última aula aplicam a prova da reciclagem sem darem tempo para o aluno entender e estudar até a última matéria.
Outro detalhe é o superior dando aula para o subordinado o que funciona como trava para uma aprendizagem mais culta, vocês me entendem, né?
Um exemplo de stress é um famoso Youtuber Ben Mendes na sua ronda do consumidor está sempre colocando o agente público em "saia justa" por desconhecimento do Código do Consumidor e outras leis.
Assim, cai no prende mal e o Judiciário solta.