
Ainda é cedo para apontar quem deverá concorrer ao cargo de governador de Minas Gerais no ano de 2026, o último da era Zema. Contudo, ventila-se no meio político o nome de seis pessoas que têm demonstrado interesse, através de aparições na mídia ou nas redes sociais, em ocupar espaço no cenário estadual, visando às eleições do ano que vem.
São eles: os senadores Rodrigo Pacheco (PSD) e Cleitinho Azevedo (Republicanos); o ministro de Minas e Energia do governo federal, Alexandre Silveira (PSD); o vice-governador do estado de Minas, Mateus Simões (Novo); o deputado federal Nikolas Ferreira (PL); e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (sem partido).
Embora não seja filiado ao PT, o senador Rodrigo Pacheco tem sido apontado pelo atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o nome ideal para entrar na disputa em MG, tendo o apoio do próprio petista. No entanto, Pacheco não confirma a intenção. Ao que tudo indica, Lula busca um nome que garanta a ele palco nas eleições presidenciais do ano que vem.
Uma espécie de ‘plano B’ em eventual recuo de Pacheco, seria o nome do atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Contrário ao governo Zema, Silveira não perde chances de comentar as atuações do chefe do executivo. Recentemente, usou o anúncio das tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio brasileiro pelos EUA para tecer críticas a Zema, em função de seu apoio ao presidente americano Donald Trump.
Continua depois da publicidade

SIMÕES, NIKOLAS, CLEITINHO E KALIIL
Mateus Simões, atual vice-governador do estado, é o nome apontado por Romeu Zema (Novo) para substituí-lo no próximo pleito. O próprio governador tem repetido essa intenção, em oportunidades quando o tema é levantado em eventos pelo estado. Já Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte e derrotado nas últimas eleições para o governo do estado, tem manifestado intenção de se candidatar novamente.
Por fim, dois nomes aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são colocados como possíveis candidatos ao governo de Minas Gerais: o senador Cleitinho Azevedo e o deputado federal Nikolas Ferreira. Ambos já comentaram sobre a possibilidade de disputar as eleições de 2026, e Cleitinho tem dito estar disposto a não se candidatar para apoiar uma possível candidatura de Nikolas