quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

O MJSP apresentou, nesta quarta-feira (26), uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.


 ✅ O MJSP apresentou, nesta quarta-feira (26), uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. 


🔸A atualização inclui expressamente as Guardas Municipais no rol dos órgãos de segurança pública previstos no Artigo nº 144 da Constituição Federal, formalizando o papel dessas corporações no policiamento ostensivo e comunitário.  


🔸 A decisão do ministro Ricardo Lewandowski segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a competência das Guardas Municipais na segurança urbana, respeitando as atribuições das Polícias Civil e Militar. 


🔸 O objetivo é fortalecer a cooperação entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e garantir maior segurança jurídica para a atuação das Guardas Municipais, evitando sobreposição de funções com outras forças de segurança.


🔗 Mais detalhes em gov.br/mj.

  O Tribunal de Contas determinou que o governo estadual retome a contribuição para o Instituto de Previdência Social dos Militares (IPSM) e...