POR QUE NÃO PODEMOS PERDER O MILITARISMO NA NOSSA POLÍCIA:
Meu nome é Palmira Bittencourt e sou coronel da Polícia Militar do Amapá.
Resolvi humildemente dizer quais as vantagens de se ter a polícia militarizada:
1.Na história da humanidade, somente 3 instituições sobreviveram às mudanças da sociedade: a igreja, a maçonaria e o militarismo... coincidentemente essas três possuem a mesma base: HIERARQUIA E DISCIPLINA;
2. A Hierarquia é a ordenação da autoridade em níveis diferentes, dentro da estrutura das instituições por postos (oficiais) ou graduações (Praças).
3. A disciplina é a rigorosa observância e o acatamento INTEGRAL das leis , regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de TODOS os componentes destas instituições;
4. Nós militares, não ganhamos nada (pecuniariamente falando) por colocarmos nossas vidas em risco, todos os dias (O CHAMADO RISCO DE VIDA); nem tampouco auxílio noturno; nem podemos reivindicar aumento de salários através de greves ou qualquer outro meio de reunião (MOTIM - CRIME);estamos prontos para qualquer chamada de emergência (SOBREAVISO); Somos alvos fáceis (ESTAMOS FARDADOS); não temos vilas militares para morarmos, a malandragem rodeia nossas casas também;
5. Quando tudo vai mal, a PM tem que agir e tem que decidir em poucos segundos se prende, se solta, se atira, se morre... mas TEM que agir! sob pena de cometer crime de omissão.
6. Não temos seguro de vida... e quando contratamos particularmente, temos que pagar mais que os civis, pois podemos morrer a qualquer hora e darmos PREJUÍZO pra corretora de seguros... às vezes eles nem fazem o seguro...
7. Também temos família, e as poucas horas que nos restam, vamos dormir, pois estamos muito cansados da extra ou do difícil trabalho que fazemos com afinco e amor,pois escolhemos ser policiais militares; Chegamos no horário certo mas não temos hora pra sair.
8. Na Corregedoria da PM, são vários policiais que são punidos ou excluídos por trabalhar mal, diferentemente de outros órgãos civis onde existem funcionários fantasmas que nunca colocaram o pé no local de seu trabalho, ou que não têm hora pra chegar ou sair pois não existe hierarquia e às vezes nem a disciplina.
9. Em caso de perigo, não podemos nos abster de enfrentá-lo pois juramos "... mesmo com o risco da própria vida!", o que os civis não fariam.
10. Caso a hierarquia e disciplina, que é a base do MILITARISMO fosse retirado de cena, invocaríamos outros substantivos bem diferentes desses dois, e aí é que está o problema: No caso de perigo, se a pessoa que estiver à frente não tiver autoridade ordenada para exigir que se faça,com o risco da vida e se a pessoa ordenada não tiver a rigorosa observância e o acatamento INTEGRAL das leis , regulamentos, normas e disposições, e que venha a cumprir a risca seu dever , corremos o risco de uma debandada em massa de um grupo desorganizado o qual certamente pensaria primeiramente em salvar sua pele do que de um outro que ele nem sequer conhece.... pense nisso.
Abraços