segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SENTENÇA REFERENTE AO VALE-ALIMENTAÇÃO




SENTENÇA REFERENTE AO VALE-ALIMENTAÇÃO


Decisão:

Condenar o requerido ao pagamento dos valores retroativos do auxílio-alimentação até a data de implementação do benefício, respeitada a prescrição quinquenal, conforme a Súmula nº 85 do STJ e o Decreto nº 20.910/32.


Os valores deverão ser corrigidos monetariamente desde a data do vencimento, com base na natureza contratual da relação entre as partes e no fato de a mora ser "ex re" (art. 397 do Código Civil e Súmula nº 43 do STJ, respectivamente).


Até a promulgação da Emenda Constitucional nº 113/2021, incidirão juros de mora conforme os índices da caderneta de poupança e correção monetária pelo IPCA-E, considerando a rejeição do pedido de modulação de efeitos do julgamento no ED no RE nº 870.947/SE (Rel. Min. Luiz Fux, encerrado em 3 de outubro de 2019). Após a referida emenda, tanto a correção monetária quanto os juros de mora serão calculados, cumulativamente, pela taxa SELIC mensal até o efetivo pagamento.


A opção pelo procedimento sumaríssimo condicionou o cumprimento da sentença ao teto definido em lei. Assim, o cumprimento do julgado fica limitado ao valor de 60 (sessenta) salários mínimos, ressalvadas as prestações vencidas no curso do procedimento, bem como os juros e a correção monetária, conforme o art. 2º da Lei nº 12.153/2009.


Sem custas processuais ou honorários advocatícios, nos termos do art. 55 da Lei nº 9.099/95.


Deixo de submeter a presente sentença ao reexame necessário, nos termos do art. 11 da Lei nº 12.153/09.


Após o trânsito em julgado, arquivem-se os autos com baixa na distribuição.


Intimar. Cumprir. Diligenciar.


Teófilo Otoni, 29 de novembro de 2024

R.A.C

Juiz de Direito

Unidade Jurisdicional – 1ª JD da Comarca de Teófilo Otoni


(Assinado eletronicamente)



Para policiais, decreto de uso da força não traz mudanças às normas já existentes Agentes de segurança afirmam que gesto de Lula se aproveita de crise na segurança pública de São Paulo para reafirmar protocolos utilizados

  Para policiais, decreto de uso da força não traz mudanças às normas já existentes Agentes de segurança afirmam que gesto de Lula se aprove...