Denúncia: Polícia Penal exposta ao risco sem direito de defesa
Recebemos uma grave denúncia sobre as condições de trabalho e segurança dos policiais penais de diversas regionais. Segundo informações, as unidades prisionais, estão recolhendo as carteiras funcionais dos servidores que apresentam atestados médicos, independentemente do motivo.
Essa prática tem deixado servidores vulneráveis, especialmente em cidades onde o crime organizado, tem forte presença. Policiais penais precisam realizar atividades rotineiras, como ir ao mercado ou à farmácia, sem o direito de portar armas e sem qualquer forma de defesa, mesmo sendo reconhecidos como agentes de segurança.
Entendemos que, em casos de atestado psiquiátrico, uma avaliação criteriosa é necessária para resguardar o servidor e a sociedade. No entanto, recolher as funcionais de quem apresenta atestados ortopédicos ou de outras especialidades médicas sem qualquer relação com a capacidade de portar uma arma é desproporcional e coloca a vida dos profissionais em risco.
Destacamos que criminosos não deixarão de agir contra esses agentes apenas porque estão afastados do serviço. Essa medida só agrava a vulnerabilidade dos policiais e expõe uma escama do Estado que, mais uma vez, deixa seus servidores à mercê da criminalidade.
É urgente que essa situação seja revista para garantir a segurança e dignidade dos policiais penais. Este espaço estará sempre aberto para denúncias que visem melhorar as condições de trabalho e segurança dos nossos guerreiros e guerreiras da segurança pública.