Está circulando nas redes sociais um "peixe" de que o Coronel Gibran Maciel da Silva seria o novo Comandante-Geral da Polícia Militar (CGPM). No entanto, o Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, que atualmente exerce o cargo de Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, possui mais tempo de serviço que o Coronel Gibran, que comanda a 1ª Região de Polícia Militar (1ª RPM), anteriormente denominada Comando de Policiamento da Capital (CPC). De acordo com o princípio hierárquico da Polícia Militar, "antiguidade é posto", o que coloca o Coronel Frederico como mais antigo que o Coronel Gibran, refletindo sua precedência dentro da estrutura da PMMG.
Normalmente, o chefe do GMG que assume o CG:
Quando o Coronel Giovanne saiu, quem assumiu foi o então Chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG), o Coronel Rodrigo. A partir daí, formou-se uma nova estrutura de comando, e a "tríade" que anteriormente era formada, foi substituída. Os três que saíram foram substituídos por outra "tríade": Coronel Piassi, Coronel Zancanela, depois o Coronel Marcelo e o Coronel Frederico.
Apesar das conversas nos pátios dos quartéis, ainda não há nada oficial sobre uma possível troca de comando. Estamos atentos e prontos para informar qualquer novidade que surgir.
Blog da Renata Pimenta (desde 2007, mantendo a segurança pública informada).