domingo, 29 de setembro de 2024

A história da PMMG I e II

 SEGURANÇA PÚBLICA

A história da PMMG I

Em 250 anos de trabalho de milhares de servidores, corporação atua em prol da segurança e da manutenção da ordem pública

Por Luiz Tito
Publicado em 27 de setembro de 2024 | 20:08 Atualizado em 27 de setembro de 2024 | 20:10


Os mineiros não desconhecem a história da sua Polícia Militar, seu trabalho em prol da segurança e da manutenção da ordem pública. São 250 anos de trabalho de milhares de servidores, que os governadores do Estado dela se serviram para o oferecimento de ações vinculadas ao interesse de Minas que vão além da atividade policial; a educação é uma delas. Serviram-se do seu trabalho reto e dedicado e respeitaram sua disciplina e suas convicções. Nas últimas semanas aconteceram episódios que muitos pensavam que decorressem das relações entre o comando da corporação e o Legislativo, depois que situações de ríspido enfrentamento tiveram lugar na Comissão de Segurança Pública da ALMG. 

Na verdade, o problema é maior e compreende disputa por cargos, funções, privilégios, promoções, em troca do não reconhecimento destes pelo Estado (auxílio-alimentação, fardamento e hora extra para os ativos e zero para os veteranos), que, segundo circula nas redes sociais, foi condição de um acordo envolvendo oficiais já promovidos, outros aspirantes à promoção, com a aceleração destas e com o preterimento de legítimas aspirações que se acham no calendário da PMMG, referentes a 2000, 2001 e 2002. Segundo as redes, são decisões que a corporação nunca gostou de assistir. Mas, com tudo sacramentado, fazer o quê? Nada. Só lembrar sempre de que se esqueceram de nós.