terça-feira, 16 de julho de 2024

Lula vai se reunir Lewandowski para acertar últimos detalhes da PEC da Segurança Pública: Termo também pode ser usado em um sentido mais amplo para descrever qualquer situação em que alguém está em uma posição de poder sobre aqueles que ele pode prejudicar.


Lula vai se reunir Lewandowski para acertar últimos detalhes da PEC da Segurança Pública









A expressão "a raposa tomar conta do galinheiro" é um provérbio que significa colocar alguém em posição de poder sobre aqueles que ele pode prejudicar.

É usada para alertar sobre os perigos de conceder poder a pessoas que não são confiáveis ou que podem ter interesses conflitantes.

No contexto político, por exemplo, pode ser usada para criticar a nomeação de um político corrupto para um cargo importante.

Exemplos de uso:

 * "Não podemos deixar que esse empresário corrupto seja eleito governador. Se ele ganhar, a raposa vai tomar conta do galinheiro!"

 * "Com essa nova lei, as empresas vão ter muito mais poder sobre os trabalhadores. É como colocar a raposa para tomar conta do galinheiro!"

 * "É preciso ter cuidado ao escolher quem vai cuidar das crianças. Se colocarmos a pessoa errada no comando, a raposa vai tomar conta do galinheiro!"

Origens:

A expressão tem origens antigas e pode ser encontrada em diversas culturas. Na Europa, por exemplo, é comum a fábula da raposa e das galinhas, na qual uma raposa astuta consegue entrar em um galinheiro e comer todas as galinhas.

Significado mais amplo:

Além do seu significado literal, a expressão "a raposa tomar conta do galinheiro" também pode ser usada em um sentido mais amplo para descrever qualquer situação em que alguém está em uma posição de poder sobre aqueles que ele pode prejudicar.

Por exemplo, pode ser usada para falar de um chefe abusivo, um professor cruel ou um governo opressor.

Em resumo:

 * A expressão "a raposa tomar conta do galinheiro" significa colocar alguém em posição de poder sobre aqueles que ele pode prejudicar.

 * É usada para alertar sobre os perigos de conceder poder a pessoas que não são confiáveis ou que podem ter interesses conflitantes.

 * Tem origens antigas e pode ser encontrada em diversas culturas.

 * Também pode ser usada em um sentido mais amplo para descrever qualquer situação em que alguém está em uma posição de poder sobre aqueles que ele pode prejudicar.


Para policiais, decreto de uso da força não traz mudanças às normas já existentes Agentes de segurança afirmam que gesto de Lula se aproveita de crise na segurança pública de São Paulo para reafirmar protocolos utilizados

  Para policiais, decreto de uso da força não traz mudanças às normas já existentes Agentes de segurança afirmam que gesto de Lula se aprove...