sábado, 27 de julho de 2024

Sobre o video do Major Sassada.

 Boa noite a todos os Militares da 128ª Cia,


Vou me manifestar aqui porque, além dos meus comandantes, é para vocês que devo prestar esclarecimentos.


Desde ontem no final da tarde, está circulando nas redes sociais um recorte de uma fala minha no Seminário Internacional de Polícia Comunitária do ano passado. Naquela oportunidade, eu estava comentando tecnicamente um projeto desenvolvido por um Soldado do 34º BPM, que foi um dos vencedores do concurso Boas Práticas de Polícia Comunitária e, por esse motivo, esteve no Japão este ano.


Devemos ter muito cuidado com as narrativas criadas. Em nenhum momento faço críticas a nenhum veterano; minha fala trata sobre eras e estratégias policiais. 


Na era Política, os policiais não tinham nenhuma qualificação e, assim, eram tratados como pessoas desqualificadas. (Observação: isso não significa que esse é o meu pensamento, mas é o que está escrito nos livros e na doutrina. Detalhe: essa época é por volta do ano 1800. Qual veterano alguém aqui conhece que trabalhou em 1800?)


Posteriormente, passamos pela era Profissional (1930-2000) e, atualmente, nos encontramos na era de Resolução de Problemas. Portanto, qualquer policial que tem atuado a partir de 1930 faz parte de outra era.


Foi pego um recorte pequeno da minha fala, foi criada uma narrativa e espalhada como se fosse uma fala minha. Essa situação é muito desonesta! Quem me conhece e acompanha meu trabalho sabe da minha índole e do respeito que tenho por todos.


Sou professor de Polícia Comunitária, este conteúdo faz parte da disciplina que ministro, tenho livros escritos. Não sou melhor que ninguém, mas naquele contexto estava falando de um assunto que estudo há 20 anos. Ali era um Seminário de Polícia Comunitária e era disso que eu estava falando. Mas, infelizmente, alguém maldosamente criou uma narrativa e a espalhou.


Fico muito chateado com isso, mas aguardo uma oportunidade para me manifestar. Já conversei com todos os meus comandantes e, agora, de maneira geral, trago essa satisfação a todos vocês. Com o tempo, todos irão me conhecer e poderão comprovar o quão apaixonado sou pela nossa Instituição e por todos que dela já fizeram parte, incluindo, claro, nossos valorosos veteranos.


Maj Sassada