ALERTA LIGADO
Medo da violência: BH aparece no top 50 em pesquisa de sensação de insegurança
Capital mineira ficou na 47ª posição em lista com 333 cidades do mundo; ranking analisa percepções de violência nos locais
Por Jonatas Pacheco
Publicado em 28 de junho de 2024 | 05:00
O levantamento, feito neste ano com internautas de 333 cidades do mundo, deixa a capital mineira com 63,07 pontos (veja mais abaixo) e na 47ª posição com maior sensação de insegurança entre seus moradores. A cidade é a oitava colocada entre as 11 brasileiras citadas. No ranking, a classificação de BH piorou em relação ao ano passado, quando ela ocupava a 52ª posição.No levantamento do Numbeo, as maiores preocupações apontadas por moradores de BH são ter o carro roubado e ser vítima de vandalismo, de roubo a residência e de crimes violentos, como assalto à mão armada.
Ainda de acordo com a Sejusp, a pasta não faz ranqueamento de crimes, e aqueles considerados violentos são monitorados diariamente e disponibilizados mensalmente no site.
Confiança
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a última pesquisa nacional sobre confiabilidade das polícias, feita pelo Ministério da Justiça, em 2017, aponta que MG ocupava a 1ª posição nacional em confiabilidade na PM e a 2ª posição na Polícia Civil.
O que diz a PM
A PM de Minas Gerais esclareceu que pauta seu atendimento sob os pilares dos direitos humanos e da polícia comunitária, além de possuir um dos graus mais altos de confiabilidade do país e sempre pauta suas ações no acolhimento das vítimas que procuram a instituição. A orientação da corporação é que vítimas de crimes denunciem os casos
Procurada pela reportagem do Super, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) respondeu que segue concentrada em coordenar operações integradas de combate ao crime. Em 2023, informou a pasta, foram realizadas 45 operações integradas de grande porte. Apenas essas ações resultaram na prisão de mais de 2.700 pessoas, nas diversas regiões de todo o Estado.