Deputados federais mineiros ficam insatisfeitos após reunião com Zema em Brasília
Parlamentares dizem que o governador não ouve as demandas que eles têm e pouco se encontra com a bancada mineira
Dentre os exemplos, ele citou a entrega de viaturas para Minas. Apesar de depender do encaminhamento de emendas parlamentares, muitas vezes, isso não tem o reconhecimento de Romeu Zema, de acordo com Faria. “Às vezes, ele nem mencionava o nome dos parlamentares que foram responsáveis pela entrega das viaturas”, reclama. “Para resumir: o governador não oferece nada para os parlamentares, ele só pede”, conclui. Outro parlamentar ainda relata que a crítica é generalizada, em especial, dentre aqueles que apoiam a gestão estadual. “A turma foi para a reunião entendendo que poderia contribuir, mas foi uma reunião para pedir ajuda nas pautas do acordo de Mariana e na renegociação da dívida de Minas. O governo não ouviu dos parlamentares as sugestões”, comenta.
Sobre a dificuldade de acesso ao Executivo mineiro, outro deputado aponta que quem não é muito próximo do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, “optou por não tratar com o governo”. “Nem estão procurando o governo mais, e estamos falando de pessoas que são da base”, alega. O tema não foi trazido à tona durante a discussão, segundo deputados federais ouvidos pela reportagem.
Estiveram presentes 18 dos 53 deputados da bancada federal mineira.
O líder de Zema no Congresso, deputado federal Zé Silva (Solidariedade), diz que desconhece as reclamações e reforça que “nenhum dos outros governadores se reuniram com a bancada na Embaixada de Minas”. “Já é a quarta ou a quinta vez que o governador vem aqui e já combinamos, inclusive, de ter reuniões mais sistemáticas e periódicas, com Zema se colocando à disposição para fazer essa reunião também na Câmara dos Deputados”, declarou.
Em matéria divulgada pela Agência Minas, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, afirmou que o momento foi importante para ampliar o diálogo com os parlamentares mineiros. “É um momento importante para mostrarmos que estamos de portas abertas para ouvir as demandas e mantendo constante diálogo com os deputados, que cumprem um papel muito importante para o Estado e para os mineiros”, ressaltou.
O governo do Estado foi questionado sobre a insatisfação dos parlamentares, mas não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto.