quarta-feira, 19 de junho de 2024

 


CV, Minas Gerais é território essencial para a rota do Paraguai, que é dominada pelo PCC desde 2016, quando a facção paulista promoveu o assassinato cinematográfico do “rei da fronteira”, o megatraficante brasileiro Jorge Rafaat Toumani. 

Devido à sua importância geográfica, já que fica no "meio" do caminho entre o Paraguai e São Paulo, consequentemente, a malha rodoviária de Minas é usada por terra pelos traficantes, enquanto as áreas rurais servem como ponto de abastecimento de aeronaves. Não à toa, Minas foi apontado como o 2º Estado com mais integrantes do PCC no país, conforme apurado por O TEMPO em setembro de 2023, quando o "sindicato do crime" completou 30 anos de surgimento.

Temor em Minas

Entretanto, a aparente "paz" que reinava entre os criminosos mineiros parece ter chegado ao fim nos últimos anos. Nesta semana, moradores dos bairros São Mateus e Estrela Dalva, em Contagem, na região metropolitana de BH, registraram em vídeos confrontos armados entre criminosos em plena luz do dia, sendo que, conforme apurado pela reportagem, a disputa envolve justamente as duas maiores organizações criminosas do país. Ao mesmo tempo, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, os seus moradores têm vivido com medo após, em abril deste ano, circular nas redes sociais um vídeo de um traficante conhecido como "Andinha" e "Bala", apontado como o número 1 do CV em Minas, cercado de pelo menos dez homens armados com fuzis. 

Nas imagens, o suspeito aparece ameaçando invadir um bairro conhecido como "Eucalipto", onde o PCC dominaria até então. Como consequência da "guerra" entre as facções, até maio deste ano a cidade já tinha registrado, segundo dados repassados pela Polícia Militar (PM) aos veículos locais, 27 assassinatos, oito a mais que as 19 mortes registradas em todo o ano de 2023. Nas imagens, o suspeito aparece ameaçando invadir um bairro conhecido como "Eucalipto", onde o PCC dominaria até então. Como consequência da "guerra" entre as facções, até maio deste ano a cidade já tinha registrado, segundo dados repassados pela Polícia Militar (PM) aos veículos locais, 27 assassinatos, oito a mais que as 19 mortes registradas em todo o ano de 2023. 

No final de maio, O TEMPO divulgou reportagens que escancararam o estabelecimento de uma facção evangélia, o Terceiro Comando Puro (TCP), no aglomerado Cabana do Pai Tomás, na região Oeste da capital mineira. O grupo criminoso é aliado ao PCC e é considerado atualmente o principal inimigo do CV no Rio de Janeiro. 

A discreta reunião entre Zema e Tadeuzinho no Comando-Geral da PM Governador e presidente da ALMG trataram sobre poucos temas após convite de Zema Lucas Ragazzi

  A discreta reunião entre Zema e Tadeuzinho no Comando-Geral da PM Governador e presidente da ALMG trataram sobre poucos temas após convite...