quinta-feira, 16 de maio de 2024

 Ouça a rádio

Tocando ao vivo

PUBLICIDADE

Oposição propõe reajuste de 298% a servidores para igualar aumento dado a Zema

Deputados que integram bloco de oposição ao governador apresentaram 11 emendas a projeto que dá aumento de 3,62% aos servidores públicos civis e militares

Em meio a um impasse sobre a votação do Projeto de Lei 2.309/2024, que concede reajuste de 3,62% aos servidores públicos civis e militares de Minas Gerais, a oposição se articula para apresentar ao menos 11 emendas ao texto. A proposição, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 2 de maio mas, até o momento, não foi votado em qualquer comissão.

Nesta quarta-feira (15), a proposta estava na pauta das três comissões onde precisa tramitar antes de ser encaminhada ao Plenário — Constituição e Justiça (CCJ), Administração Pública (APU) e Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). No entanto, sem acordo entre deputados da base e da oposição, não houve quórum sequer para abrir as reuniões. Uma nova tentativa de votação será feita na próxima terça-feira (21).

PUBLICIDADE

As emendas as quais a reportagem da Itatiaia teve acesso ainda não foram apresentadas oficialmente nas comissões mas, como não foram recebidas, ainda não foram publicadas.

Uma delas prevê a concessão de reajuste de 298% a todos os servidores públicos civis e militares do Estado. O percentual foi definido para igualar o aumento ao qual fizeram jus o governador Romeu Zema (Novo), seu vice, Mateus Simões (Novo) e os secretários estaduais no ano passado.

Leia também

A proposição, aprovada na ALMG, foi sancionada pelo próprio governador em 2 de maio de 2023 — um ano antes de encaminhar a proposta de recomposição de 3,62% aos servidores. Com o aumento, que será feito de forma escalonada até 2025, o salário do governador passará dos atuais R$ 10 mil para R$ 41 mil neste período. O aumento chegou a ser questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), mas a queixa não foi adiante.

A emenda que pede a equiparação do reajuste é assinada por oito parlamentares: Professor Cleiton (PV), Ana Paula Siqueira (Rede), Andreia de Jesus (PT), Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL), Betão (PT), Cristiano Silveira (PT), Jean Freire (PT) e Lucas Lasmar (Rede). Na justificativa apresentada para convencer os demais deputados a aprovarem a emenda ao texto, os signatários dizem que, enquanto os demais servidores possuem defasagem de 49% nos seus vencimentos, “o governador Romeu Zema se deu um aumento de salário no importe de 298%".

Uma outra emenda, assinado pelos mesmos deputados da oposição, quer revogar a Lei estadual que concedeu o reajuste ao governador e ao primeiro escalão do Governo de Minas.



https://www.itatiaia.com.br/politica/2024/05/15/oposicao-propoe-reajuste-de-298-a-servidores-para-igualar-aumento-dado-a-zema

Atualizações Semana ZERO do Novo Comandante Geral da PMMG

 Semana Zeeo do Novo Comandante Geral da PMMG Na primeira semana do novo Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), várias ...