sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

 SP valoriza forças policiais em 2023 com reajuste salarial e investimento em efetivo


Estado tem 2,5 mil policiais civis, militares e técnico-científicos em formação e outras 14,7 mil vagas de concursos em andamento



Qui, 21/12/2023 - 10h42 | Do Portal do Governo 


O Governo de São Paulo concedeu em 2023 um aumento salarial médio de 20,2% para as carreiras das forças de Segurança Pública do estado. Como forma de incentivar a entrada de novos agentes, as carreiras iniciais tiveram maior reajuste. O ganho passou a vigorar a partir da folha de pagamento de julho.


O aumento salarial é o maior em um primeiro ano entre as administrações paulistas mais recentes e beneficiará mais de 100 mil integrantes das forças estaduais de segurança, incluindo profissionais das polícias Civil, Militar, Técnico-Científica, aposentados e pensionistas.


O reajuste médio de mais de 20% é significativamente superior à inflação acumulada no ano, cuja projeção divulgada pelo Boletim Focus do Banco Central no dia 11 de dezembro foi de 4,51%. Com isso, o governo estadual assegura aumento salarial real aos policiais.


“Para que nós tenhamos segurança pública, é necessário reconhecer e valorizar as forças policiais. E esse é o primeiro passo de muitos outros que serão dados”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas ao sancionar a medida. “Estamos extremamente comprometidos com a segurança pública. Temos que aproveitar o que temos de mais valioso, que é o nosso profissional. Se valorizarmos as corporações, eu não tenho dúvida: nós vamos vencer a guerra da segurança pública e garantir a paz para o cidadão”, acrescentou.


O projeto de lei que autorizou a medida foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no final de maio, com 84 votos favoráveis. O texto foi em três pilares: aumento da atratividade para os cargos de início de carreira, retenção de talentos e fomento ao fluxo de carreira. Os novos padrões de vencimentos para as polícias não são lineares, perfazendo índices diferentes de reajustes para cada carreira.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o fim do novo DPVAT, o seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trân...