quarta-feira, 15 de novembro de 2023


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou nesta quarta-feira (15/11) que o homem flagrado am3açando um jovem negro com uma 4rma, na frente de uma estação de metrô de São Paulo, é investigador da Polícia Civil.

Segundo a pasta do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele foi identificado pela delegacia responsável por apurar a ocorrência e a Corregedoria da Polícia Civil foi acionada para investigar a sua conduta.

No vídeo, o policial civil, que é chamado de Paulo, aparece empunhando uma 4rma na direção de um jovem negro. A sua identidade completa, no entanto, não foi divulgada.

Já a policial militar que afirmou estar de folga e não interveio ao presenciar a cena foi afastada dos serviços operacionais até a conclusão do inquérito policial militar. Pela omissão, ela pode ser presa ou expulsa da PM.

“A atitude é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da Instituição”, diz a SSP, em nota. “Todo policial militar deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço.”

As imagens foram filmadas no último domingo (12/11). É possível ver que o homem aponta a 4rma para o rapaz e que a PM é avisada sobre a ocorrência, mas ignora: “Liga no 190”, diz a policial para a pessoa que faz a gravação.

O vídeo foi feito em frente à estação Carandiru do metrô, na zona norte paulistana. As imagens mostram pessoas no entorno dizendo que o jovem negro, que acabara de ser imobilizado por outro homem, tinha tentado praticar um assalto. Ele não estava 4rmado