quarta-feira, 25 de outubro de 2023

 


Proposta permite o acesso de PMs a dados cadastrais de investigado


Via @camaradeputados | O Projeto de Lei 4380/23 inclui o policial militar na lista de agentes públicos que podem obter dados cadastrais de investigados. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Combate ao Crime Organizado.A ideia é que, mediante a autorização superior das corporações, os PMs acessem dados pessoais mantidos por empresas de telefonia ou de eletrônicos visando a captura de indivíduos em flagrante ou sob mandados de prisão.
“A mudança é essencial para a prisão dos receptadores, aqueles que fomentam a subtração de bens, além de potencializar a recuperação e a devolução dos itens às vítimas”, afirmou o autor da proposta, deputado Pedro Aihara (Patriota-MG).

“As informações cadastrais das pessoas, como o nome completo, a filiação e o endereço, não possuem reserva judicial, tanto que hoje não podem ser negadas aos PMs quando solicitadas em uma abordagem”, explicou ainda o parlamentar.

Investigação
O projeto acrescenta ainda os "fabricantes de produtos eletrônicos" na lista de informações passíveis de ser acessada, independentemente de autorização judicial, pelo delegado de polícia e pelo Ministério Público em suas investigações. Atualmente, a lei autoriza o acesso a:

qualificação pessoal,
filiação e
endereço mantidos pela Justiça Eleitoral, empresas telefônicas, instituições financeiras, provedores de internet e administradoras de cartão de crédito.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pedro Aihara é o autor do projeto
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rodrigo Bittar
Fonte: @camaradeputados

Zema veta rateio de sobras do Fundeb entre profissionais da educação básica Fontes ligadas ao governo dizem que gastos com pessoal farão com que não haja saldo remanescente no fundo, impedindo a divisão

  Zema veta rateio de sobras do Fundeb entre profissionais da educação básica Fontes ligadas ao governo dizem que gastos com pessoal farão c...