sábado, 22 de julho de 2023

 

Por Gustavo Silva — Rio de Janeiro

 

Uma possível transformação das Guardas Civis Municipais em "Polícia Municipal" está em debate na Câmara dos Deputados, após apresentação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do tema. De autoria do deputado federal Sargento Portugal (PP-RJ), o texto argumenta que esses agentes já exercem atividade policial na Segurança Pública, mas não têm, em seu favor, o aparato técnico e legislativo.A proposta quer enquadrar os guardas municipais no artigo144 da Constituição Federal de 1988, que dispõe as categorias do serviço público responsáveis por lideram na área da Segurança Pública. A PEC salienta a mudança de nome das corporações para "Polícia Municipal".


– A pouca capacidade e capilaridade financeira de milhares de municípios é o que justamente impede uma participação mais efetiva dos Municípios na Segurança Pública. Um papel mais ativo dos municípios ajudará a desafogar o caótico sistema estadual, distrital e federal de Segurança Pública – explica Portugal.


A percepção entre deputados que aderiram à PEC é de que há "insegurança jurídica" e falta de padronização sobre as atividades categoria. A principal seria o acesso ao porte de arma da classe.


Governo do Estado do Rio promove capacitação em Direitos Humanos para servidores

– As Guardas Civis Municipais desempenham verdadeiro papel de Segurança Pública e de policiamento – defende o autor da PEC.


Assim como todos os outros que são inicialmente apresentados na Casa Legislativa, o projeto precisa receber a assinatura de 171 deputados federais, antes de a ter admissibilidade analisada.

Após troca de tiros, PM prende no interior de MG um dos suspeitos de matar policial da Rotam em BH

  AÇÃO EXITOSA, NO RASTREAMENTO DOS AUTORES DE HOMICÍDIO CONTRA MILITAR Após intenso empenho das viaturas de ROTAM, tanto do segundo quanto ...