segunda-feira, 3 de julho de 2023

PISO DA ENFERMAGEM: PRIMEIRA PARCELA será PAGA na SEGUNDA-FEIRA (03/07)? Entenda como será feito o PAGAMENTO e ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

O julgamento do Piso da Enfermagem foi finalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira, 30 de junho.


Agora, a aplicação do Piso Salarial da Enfermagem será feita com condicionantes para trabalhadores de entidades filantrópicas - concordando com a decisão proferida inicialmente por Luís Roberto Barroso em maio.


Além disso, a maioria dos ministros votou a favor do pagamento seguindo o proposto pela legislação para os servidores públicos.


Apesar de ser contrária aos condicionantes, a Confederação Nacional da Enfermagem (Cofen) afirmou que estes critérios serão aplicados também ao pagamento do Piso Enfermagem no setor privado.

"“Sempre defendemos a constitucionalidade do piso nacional e sua aplicação integral. [...] Os condicionantes indicados podem retardar o pagamento, prejudicando os profissionais”, disse a presidente da Confederação, Betânia Santos " -
De maneira resumida, a decisão de Barroso define que sejam feitas negociações coletivas entre os profissionais e os empregadores acerca do Piso Nacional, podendo ser aplicados outros valores. O argumento a favor da decisão é o de evitar demissões em massa.Contudo, o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem permanece sem data fixa para ser iniciado.

Para o setor privado, o pagamento segue a negociação sindical, com prazo para ser iniciado em 60 dias, contados a partir da publicação do acórdão pelo STF.

Parabéns ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais!

  Parabéns ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais! O blog da Renata Pimenta parabeniza o Instituto d...