domingo, 23 de julho de 2023

 


governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) voltou a publicar uma citação controversa nos stories do Instagram na manhã deste domingo (23/7). “Democracia é o direito das pessoas escolherem o próprio tirano”, escreveu o chefe do Executivo. Ele atribuiu a frase ao ex-presidente dos Estados Unidos James Madison.Madison presidiu os EUA no século XIX, entre 1809 e 1817. É considerado pelos estadunidenses o "pai da Constituição" por conta do seu papel na elaboração do texto. Também ficou marcado por ter vários escravos em sua fazenda herdada na Virgínia. Morreu em 1836.

Recentemente, Zema também publicou uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini. “Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo", escreveu o governador em 1º de julho.

Após a repercussão negativa, Romeu Zema afirmou que sua publicação era “um alerta” de respeito às liberdades individuais. A postagem foi ao ar logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Entre posts sobre seu trabalho de Minas Gerais, Zema publica diariamente frases atribuídas a líderes políticos e outras personalidades. O texto sempre vem acompanhado de uma cor de fundo em amarelo. Na noite desse sábado, por exemplo, o escolhido foi o filósofo e matemático grego Pitágoras. "Nenhum homem é livre se não puder se controlar", escreveu.