sexta-feira, 2 de junho de 2023

 CAIXA APERTADO

Vice-governador de MG sobre reajuste geral dos servidores: ‘estamos analisando’

Mateus Simões (Novo) afirmou, em evento do Partido Progressistas, que recomposição da educação é 'imposição legal'

Siga O TEMPO no Google News
Qui, 01/06/23 - 12h54


O vice-governador Mateus Simões (Novo) afirmou, na manhã desta quinta-feira (1º/6), que Minas Gerais estuda dar um reajuste geral aos servidores. No entanto, Simões ressaltou que a queda de arrecadação do governo – por conta da limitação da alíquota do ICMS para serviços essenciais aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado – dificulta as tratativas. 

Há uma pressão de sindicatos por um reajuste, após o governo enviar o Projeto de Lei (PL) 822/23 à Assembleia Legislativa de Minas, que recompõe os vencimentos dos servidores da educação em 12,84%, garantindo o pagamento do piso nacional. “Continuamos fazendo as análises em relação à revisão geral, mas a gente achou por bem já mandar o dos professores, porque o deles é retroativo a janeiro por conta da norma federal. Para nós, é muito importante que as escolas trabalhem com clima de normalidade. É uma decisão separada da análise da questão geral. O governador sempre tem dito que ele considera importante fazer o esforço possível para recompor a inflação todos os anos”, disse.


Apesar disso, Mateus Simões reconheceu que há dificuldades financeiras em Minas, o que dificulta o reajuste geral. “Os municípios já sentiram neste ano uma queda brutal da arrecadação nos primeiros três meses. Vamos ver se agora, no fechamento dos dados de abril e maio, se isso melhora um pouco. No entanto, agora temos o começo do retorno da tributação da gasolina por regra federal, a partir de 1º de junho. Estamos fazendo contas. A questão é conseguir avançar com responsabilidade”, completou.


Sobre o PL que recompõe os vencimentos da educação, o vice-governador disse que a expectativa do governo é de que a Assembleia tramite a proposta com celeridade. “Como chegou esta semana, provavelmente, na próxima semana, já começa a tramitar nas comissões. Nós vamos tramitá-lo e aprová-lo, obviamente conversando e escutando todos os deputados. Nós vamos tentar tramitá-lo com toda urgência possível dentro da Casa”, afirmou. Simões participou, nesta manhã, do evento que deu a posse da presidência do Partido Progressistas (PP) em Minas Gerais ao deputado federal Pinheirinho. A solenidade aconteceu no Hotel Mercure.