Enfermeiros e enfermeiras de todo o país iniciam nesta sexta-feira (10/3) uma greve nacional em protesto à inércia do governo federal em solucionar o impasse que envolve o piso salarial da categoria. A decisão de paralisar as atividades foi tomada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que liberou sindicatos e associações locais para decidirem individualmente sobre a adesão à manifestação.
Desde o ano passado, quando o Congresso Nacional avalizou a criação do piso salarial nacional para a categoria, o impasse em torno do benefício se estende. Na época das discussões ainda preliminares, senadores e deputados já questionavam de onde sairia a verba destinada a financiar a medida.
De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. No entanto, o governo federal não tem se movimentado para implementar a medida, o que tem gerado insatisfação entre a categoria
piso salarial da enfermagem. A expectativa é de que vários estados registrem protestos ao longo do dia e que a mobilização da categoria chame a atenção da sociedade para a importância do trabalho dos enfermeiros e enfermeiras na saúde pública do país.
Publicado pela redação do Portal Minas em 10/3/2023 08:29 am