O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, deixará o cargo, segundo fontes da Itatiaia na segurança pública.
A informação ainda não é oficial, mas as fontes cravam que já é uma situação concreta. Oficialmente, Joaquim Francisco saí de férias nesta quarta-feira (15), mas servidores cravam que ele não voltará mais ao cargo.
De acordo com as fontes, o delegado Joaquim Francisco e Neto já estaria desgastado em meio aos policiais civis. As constantes críticas a ele e a demora de recebimento de ocorrências no Plantão Digital seriam algumas das razões que contribuíram para a saída dele.
Oficialmente, durante as férias dele a chefia da Polícia Civil irá ficar a cargo da chefe adjunta, delegada Irene Franco.
Até o final de fevereiro o novo chefe da Instituição deve ser definido. Alguns nomes cotados até o momento são os do delegado Rodrigo Bustamante, da delegada Letícia Gambodge e da delegada Agueda Bueno. A informação é que o governador Romeu Zema irá entrevistar todos possíveis nomes até o final do mês e, só então, tomará a decisão.
A reportagem da Itatiaia tentou contato com o delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, mas ainda não obteve retorno.