terça-feira, 3 de janeiro de 2023

ATO DE BRAVURA DE POLICIAIS MILITARES AJUDAM A SALVAR VIDA DE MORADORES DURANTE INCÊNDIO

 








Carandaí, 31 de outubro de 2022.


ORIGEM:

 Reds Nº 2022 057192469-001, 120ªCia/31ºBPM.



No dia 31 de dezembro de 2022, na data dos fatos, a guarnição PM POP, viatura 28594, composta pelo 2º Sgt PM Eleutério, Cb PM Talita e Cb PM Dornelas , estavam em patrulhamento preventivo na área central, próximo aos Bancos Bradesco e Banco do Brasil, quando foram avisados por um popular que, próximo de onde estavam, havia uma residência pegando fogo. Subitamente, a equipe deslocou até ao local, onde constatou a veracidade da denúncia.

 

As chamas estavam em um dos quartos da residência, onde provavelmente iniciou o incêndio. A residência era ocupada por quatro pessoas, sendo uma delas cadeirante, o qual devido a condições de dificuldade de se locomover, ficou fechado em um dos quartos. Havia risco iminente a vida do cadeirante, pois o quarto que ele estava seria o próximo cômodo a ser atingido pelas chamas e não era possível fazer a retirada imediata, devido às chamas e intensa fumaça que tomou conta de toda residência. Os policiais militares 2º Sgt PM Eleutério, Cb PM Talita e Cb PM Dornelas iniciaram o combate ao fogo que estava em um dos quartos, utilizando de baldes e uma mangueira e, simultaneamente, monitoravam a situação do cadeirante. Os militares da guarnição RP viatura 28278, 2º Sgt PM Alexandre e  3º Sgt PM Ricardo,  tomaram conhecimento do sinistro e, rapidamente, deslocaram para o local, onde auxiliaram no combate ao incêndio, na abertura de janelas a fim de aumentar a ventilação na residência, bem como poderem atuar de forma mais segura. Passaram a monitorar o cadeirante que estava em um dos quartos. Após o controle das chamas, ainda sob bastante fumaça, com segurança, o cadeirante foi retirado do quarto.

 

Foi feita uma vistoria, a fim de verificar os possíveis danos. A ação rápida dos policiais militares contribuiu diretamente para a preservação estrutural da residência. Somente metade da parte elétrica da residência e os móveis que estavam no quarto foram danificados, não correndo outros riscos aos moradores. O SAMU compareceu no local e prestou atendimento aos moradores, os quais inalaram bastante fumaça e ao cadeirante. Este, foi removido do local numa maca para a ambulância, tendo os militares 2º Sgt PM  Alexandre e  3º Sgt PM Ricardo auxiliado na retirada dele.

Além do socorro aos moradores, o militar 2º Sgt PM Eleutério com muita sensibilização a proprietária da residência, ao perceber que havia dois cãozinhos que inalaram fumaça e estavam desmaiados, realizou manobras de reanimação e logrou êxito em salvar a vida dos animais o que causou enorme comoção aos moradores e policiais.

 

Ressalta-se a nobre dedicação, devido o local dos fatos não ser de fácil acesso as viaturas, pois se tratava de uma rua íngreme, calçada de pedras e no momento dos fatos chovia muito, o que causaria, facilmente, o deslize das rodas, sendo necessário ate cautela para andar pelo local, pois havia risco de queda, principalmente, no momento de retirada do cadeirante, somente era o acesso que tinham.

 

As ações dos policiais merecem reconhecimento e preenche requisitos para serem valorizados, sendo alvo de exemplo a ser seguido pela tropa, destaque para a ação vigorosa, sendo a ocorrência típica de bombeiro e por não ter na cidade de Carandaí um grupamento, os militares  das guarnições viram-se diante da necessidade de agir, em defesa da vida, afirmando o compromisso  com a sociedade e ao serviço policial militar, mesmo com o sacrifício da própria vida, devido não terem equipamentos necessários a proteção para atuarem nesses tipo de serviço, além de ser inevitável a inalação de fumaça, que para o conhecimento de todos, a inalação de fumaça pode causar problemas de várias maneiras: Sufocando o corpo com monóxido de carbono. Envenenando o corpo com substâncias químicas tóxicas. Danificando a traqueia, as passagens respiratórias e/ou os pulmões devido à presença de substâncias químicas tóxicas. Destaca-se ainda que devido à ação policial, com o desfecho da ocorrência, uma família poderá festejar e iniciar um ano novo com todos os seus entes com saúde e unidos, pois, mesmo com a adversidade acontecida, não resultou em uma tragédia no fim de ano para uma família.

 

Os militares de toda a maneira tentaram retirar o cadeirante, contudo, devido a condições de se propagar as chamas para outras partes da residência, socorro ao morador que veio a ter parte do corpo queimada, foi dado prioridade pelos militares ao combate ao incêndio, que a ação prioritária era de não deixar aumentar e propagar o fogo para os outros quartos do imóvel, sendo uma residência antiga, com vários meios de facilitar o aumento do fogo, caso não fosse contido, visto ter sido necessário impedir a entrada de ar, motivo pelo qual não foi possível abris outras janelas e portas do imóvel, saliento-vos que a residência é de vários cômodos e dividida por corredores, os quais devido a fumaça, dificultavam a movimentação no interior a fim de acelerar o combate ao incêndio no quarto onde se iniciou, vários matérias inflamáveis e que rapidamente tomou conta do fogo, como colchoes, cobertas, papel, além da parte elétrica que entrou em curto, ocasionando maior risco de outros focos que poderiam ter se iniciado.

A segunda prioridade era o cadeirante, além de ser uma pessoa obesa, de difícil movimentação, estava deitado na cama, o qual segundo relato da família passa a maioria do tempo deitado, sendo que se o quarto chegasse a pegar fogo, não teriam outro resultado a não ser fatalmente a morte, que a todo momento era monitorado pelos militares, os quais devido a falta de luz, após o curto na rede elétrica, tinham acesso ao mesmo somente por uma janela aberta e iluminação artificial com uma lanterna, dependendo somente dos policiais para fazerem o socorro, visto que os outros moradores da residência estavam abalados, amedrontados e sem reação, devido ao choque recebido, quando depararam com um dos ocupantes da casa já apresentando queimaduras de 2º grau.

 

As ações dos policiais teve grande dificuldade para o êxito, devido não estarem com equipamentos de segurança como capacetes, vestuário adequado a proteção de calor, mascaras que propiciam proteção a inalação de fumaça, luvas de segurança ante chamas.

 

A ação dos militares, além de repercutir na comunidade rural, destacou nas redes sociais, noticiários locais e regionais, enaltecendo a ação rápida, tirocínio policial, merecendo ser recompensados a fim de valorizar o profissionalismo e reconhecimento deste comando.


Ressalta-se que os resultados alcançados foram exitosos devido a destacada atuação profissional, o que trouxe relevante benefício para as vitimas e familiares, residência, inexistência de conduta negativa ou ilícita e repercussão positiva interna da atuação profissional.



ATO DE BRAVURA DE POLICIAIS MILITARES AJUDAM A SALVAR VIDA DE MORADORES DURANTE INCÊNDIO https://vertentesdasgerais.com.br/ato-de-bravura-de-policiais-militares-ajudam-a-salvar-vida-de-moradores-durante-incendio/



https://carandaionline.com.br/pm-age-rapido-e-combate-incendio-em-carandai/

Luto

  É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do 3º Sargento BM Arleandro Luiz Mendes, matrícula nº 136.309-2, ocorrido na data de h...