quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

 

ALMG considera constitucional PL que reajusta em 12% salário do MP

Proposta prevê recomposição para servidores ativos, além de pensionistas e inativos com direito à paridade

Siga O TEMPO no Google News
Ter, 29/11/22 - 19h53

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável, nesta terça-feira (29), ao Projeto de Lei, que concede recomposição salarial de 12,13% para os servidores do Ministério Público do Estado (MPMG).


O projeto prevê que o reajuste, que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), seja feito de forma retroativa desde o dia 1º de maio. Além dos servidores ativos, farão jus à recomposição pensionistas e aposentados. 

Com o aval da Comissão, o projeto segue agora para a Comissão de Administração Pública.

Votação

Votou contra a legalidade do projeto, o deputado Guilherme da Cunha (Novo). Em seu parecer, o parlamentar justificou o voto tendo em vista que o mandato do procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, se encerra em menos de 180 dias, o que vedaria, conforme a Constituição estadual, a proposta de revisão salarial dos servidores do órgão.

Vale lembrar que o projeto de lei foi apresentado por Souza Filho, no último mês, enquanto Jarbas Soares Jr. se licenciou do cargo para disputar a eleição da procuradoria do Ministério Público. 

Com a reeleição do procurador, Darcy Souza Filho deixará o cargo no próximo dia 12 de dezembro, quando Jarbas reassumirá o posto. 

Entenda

No ofício encaminhado à Assembleia, o procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho, afirma que o aumento de despesas resultante do reajuste dos servidores será coberto com dotações orçamentárias próprias do MPMG e está em consonância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No início do mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já havia enviado um projeto para a recomposição salarial para os servidores do Judiciário,  pelo índice de 12,13%, inflação

Zema diz que Minas Gerais não vai aderir ao Propag se vetos de Lula forem mantidos no Congresso Governador afirmou que projeto de Rodrigo Pacheco foi ‘mutilado’ e que vetos de Lula precisam ser derrubados no Congresso

  Zema diz que Minas Gerais não vai aderir ao Propag se vetos de Lula forem mantidos no Congresso Governador afirmou que projeto de Rodrigo ...