O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos-MG) quer que o governador Romeu Zema (Novo) anuncie o mais rápido possível a data e as condições de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais.
No ano passado, Zema anunciou no dia 20 de outubro que o pagamento seria feito de forma integral e em parcela única no dia 15 de dezembro. Agora, no entanto, o diretor político do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, afirma que o governo ainda não informou nenhum detalhe, mesmo com a proximidade do último mês do ano.
“Não anunciou e não tem conversado com os sindicatos. Existe essa dificuldade. Estamos esperando que eles anunciem ou que falem algo na imprensa. Já estamos chegando o mês de dezembro e o servidor está apreensivo. O que ele mais faz hoje é cobrar no sindicato a data do 13º, a gente cobra do governo e não tem retorno”, disse ele.
“A expectativa é que o pagamento venha integral como no ano passado, mas que tenha uma data para que o servidor possa se programar”, completou o sindicalista.
Procurada, a assessoria de imprensa do governo de Minas informou apenas que a data do pagamento será anunciada nos próximos dias.
O pagamento do 13º salário se tornou assunto politicamente sensível em Minas Gerais nos últimos anos. Zema pagou o benefício integralmente e sem atrasos em 2021, o que não acontecia desde 2015, no primeiro ano do governo de Fernando Pimentel (PT).