sexta-feira, 18 de novembro de 2022

 


Fim do processo no STF enfim permite que PMs sejam presos pelo massacre do Carandiru

Corredor no Pavilhão 9 do Carandiru. Foto: Divulgação

Luís Roberto Barroso reconheceu o trânsito em julgado de decisões que mantiveram a sentença do Superior Tribunal de Justiça contra policiais envolvidos no massacre do Carandiru. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que os agentes da Polícia Militar cumpra a pena estabelecida. A informação é do Estadão.

A decisão de reconhecer o trânsito em julgado significa que dois despachos de Barroso não podem mais ser questionados: um que negava tentativa da defesa dos PMs de derrubar as sentenças e outro que negava pedido do Ministério Público de São Paulo.

O magistrado ainda determinou a remessa dos autos para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A corte paulista pode expedir mandados de prisão contra os 74 policiais militares condenados pelo Tribunal do Júri a penas que vão de 48 anos a 624 anos de prisão.

Os agentes foram considerados coautores das mortes de 111 presos  do Pavilhão 9 da Casa de Detenção em 1992. As penas mais altas foram para policiais da Rota (Rondas Ostentisvas Tobias de Aguiar), que ocuparam pavimento onde 73 dos detentos foram mortos.

Anjos de farda

 9ciapmind  *9ª Cia PM IND/7ª RPM*  _*ITAÚNA: PMMG SALVA CRIANÇA ENGASGADA*_  Em Itaúna na noite de 24/09/2024 a central 190 recebeu uma lig...